sábado, 15 de janeiro de 2011

QUANDO OS PROBLEMAS PARECEM NÃO TER FIM


Pelo que se vê a vida está bem mais complicada para o homem moderno. A violência aumentou, as doenças têm se disseminado, muita gente doente física e emocionalmente, vários tipos de crises familiares, problemas com dinheiro. Parece que os apertos na vida e da vida fazem ser a moda da vez, no meio evangélico, o pedir, o bater, o buscar. O “reinvindicar” é pregado como uma resposta a dar às grandes lutas existenciais. Outras formas de expressão, vistos hoje em grande intensidade, são o chorar, o lamentar, o reclamar, o murmurar, o pecar, o irar-se.
Parece que o dia em que as lágrimas deverão ser enxugadas de uma vez por todas está longe de acontecer. Ou pior, para muitos, parece que esse dia nunca irá chegar. O vale da sombra da morte, o deserto, o gigante que não cai e que continua desafiando, o laço do passarinheiro. A morte sendo ainda uma realidade, o último inimigo a ser destruído por completo. E, por esse fato ainda não consumado, continua ela sendo o motivo de muita gente chorar, de tantos planos interrompidos, de sonhos não realizados. É tanta impaciência. É tanta confusão emocional. Realmente não são todas as situações pelas quais se passa facilmente. A lista seria extensa se todas as situações difíceis da vida fossem enumeradas uma por uma.
Apesar de tudo o quem tem ocorrido, e isso como consequência da limitação natural do ser humano e por conta da realidade destrutiva do pecado, existem grandes motivos para agradecer, confiar, ter esperança. É possível ainda orar dizendo que seja feita a vontade do Senhor (Mt 6.10; 26.42). Isso porque há uma esperança viva no coração de todo aquele que segue confiando irrestritamente no Pai Todo Poderoso que é Deus (1Pe 1.3). Este é o segredo para que você siga com seus horizontes sendo ampliados.
É preciso deixar a amargura, umas das consequências das duras derrotas por vezes sofridas. Deixar a amargura não é simplesmente ver o lado bom da vida. Bom mesmo é ter a vida na presença do Senhor, o que faz com que se compreenda sabiamente que a vida é feita de momentos bons e ruins. Altos e baixos acontecem. Afinal assim é a vida. Sabedoria para se viver se adquire no temor ao Senhor (Pv 9.10)
Agradeça ao Senhor por sua vida, por sua família, por sua saúde, por seus bens materiais. Mesmo que, nestas duas últimas áreas, você se encontre em dificuldades ou em grandes limitações. O cuidado de Deus em relação ao Seu povo é diferente. Supera expectativas. Surpreende. Agradeça pelo cuidado, pela proteção, pela orientação que vem do alto. Não importam as perdas do passado ou do presente. Os ganhos, na presença e na comunhão com o Pai serão, em termos de fé, infinitamente maiores e bem mais consideráveis. Mesmo que, perante os homens e segundo a sua lógica particular, querido leitor, as vitórias sejam de pouco ou de nenhum valor. Para você uma vitória tão pequena parece não ser motivo de agradecimento. Lembre-se da dracma e da ovelhinha, antes perdidas. Após serem encontradas imagine a alegria e a festa de quem tanto as procurou. Talvez hoje você nem desse valor a reconquista das mesmas, se porventura tivesse perdido-as e depois as reencontrasse. É assim mesmo. Infelizmente, há muito tempo, a nobre virtude da gratidão deixou de ser uma marca constante na vida do homem.
É preciso amar a Deus, para entender que tudo que vem à tona, tudo que passa a ser realidade, de fato coopera para o nosso bem. É na comunhão com o Senhor que se experimenta a seguinte verdade: a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável (Rm 12.2). Mesmo que ela permita perdas, mudanças inesperadas, despedidas, lágrimas. A melhor resposta para o espinho na carne é a graça do Senhor Jesus. Não importa se a vontade soberana de Deus seja a retirada ou a continuidade desse incômodo espinho. A graça do Senhor Jesus basta ao servo de Deus (2Co 12.9).
Sinta-se amado pelo maior poder do Universo. O amor de Cristo é além de todo entendimento, da razão, de qualquer lógica (Ef 3.19). Muitos já tentaram racionalizar o que o amor divino faz pelo ser humano. Ninguém conseguirá tal feito. Entende-se o amor do Pai por Seus filhos na experiência pessoal, na comunhão dos santos, por meio da vivência e pregação dos valores espirituais. Pode-se explicar a semente originária do fruto do Espírito, seu cultivo e a sua expressão. Mas a abrangência, o alcance, isso já foge à compreensão humana. Assim é o amor divino. Compare as coisas espirituais com as coisas espirituais (1Co 2.13)
Deus fala a quem O busca por meio da Sua Palavra. Por meio dela vêm à lembrança o mar e o rio que se abriram, as muralhas que ruíram, a terra prometida que foi alcançada, a caminhada no deserto que teve um fim, o gigante que para sempre caiu, as cinco mil pessoas que foram alimentadas a partir da multiplicação de pequeninos dois peixes e cinco pãezinhos. Deus lembra a você, servo dEle, que após todo aquela multidão ter sido alimentada, doze cestos cheios de lanche mostram a fartura que é o resultado da confiança e dependência do Senhor. Mesmo que o pouco seja de fato pouco. Apenas algumas das infindáveis intervenções e demonstrações de que Deus atende, auxilia e sempre vai além das expectativas humanas.
Para todos os envolvidos nos eventos vitoriosos do passado bíblico, a confiança sempre foi o elemento chave. A confiança que aumenta quando na obediência e na comunhão com o Senhor. A confiança que aumenta na oração que faz os pedidos por fé aumentada, por orar corretamente, pelo cumprimento da vontade divina, por ajuda na incredulidade. A confiança aumenta quando você ora entendendo que tudo é possível ao que crê, declarando a sua dependência de filho em relação ao Pai. A confiança aumenta quando a oração coloca o servo no lugar de servo e reconhece quem de fato é o Senhor (Sl 24.1).
Leia a Bíblia. Entenda o propósito de Deus para cada detalhe de sua vida. Receba o norte e a orientação do Senhor, em quaisquer situações pelas quais esteja passando. Ore. Todos os dias, simultaneamente, fazem parte da mesma realidade as bênçãos e os desafios. Com relação às vitórias o correto é agradecer. Com relação aos problemas o procedimento é transformá-los todos em motivos de oração. Melhore na saudável disciplina da oração.
Pela meditação nas Sagradas Escrituras distingue-se o possível e o impossível. No campo do que é possível, deve entrar em atividade o elemento humano com a ajuda e na dependência do Senhor. Havendo o impossível, o “Deus do Impossível” (Lc 1.37) age, realizando a Sua vontade, sendo honrado e glorificado. Ele vai além daquilo que se pede ou que se é pensado, planejado, no íntimo, no recôndito da alma (Ef 3.20). E Ele sempre realiza sua obra com abundância. O requisito para se notar: olhos da fé abertos pelo Senhor (2Re 6.17). Realidades espirituais só são percebidas e notadas com os olhos da fé. Isso sim de fato é a vida. Vida com abundância, vida completa, vida que vale a pena ser vivida (Jo 10.10). Essa promessa é verdadeira. O viver é Cristo. Seu coração está turbado, apertado? O começo de uma grande mudança, significativa e para melhor, é crer em Deus e também crer em Cristo (Jo 14.1). Para os incrédulos parece loucura (1Co 2.14). Para muitos é preciso ver para crer. Você é chamado para viver por fé e não por vista (2Co 4.18; 5.7). Viva por meio do que você crê. Lembre-se: você crê em Jesus. Nesse fato reside toda a diferença. Seja espiritual para discernir bem tudo (1Co 2.15)
Para o servo de Deus o viver é Cristo e o morrer é ganho, é lucro (Fp 1.21). Isso se chama confiança em Deus. Mesmo que sejam claros os sinais da limitação humana. Mesmo que se aproxime ou chegue o fim da existência terrena. Ainda que tudo isso aconteça, siga declarando: “Todavia eu me alegrarei no Senhor: exultarei no Deus da minha salvação. Jeová, o Senhor é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas” (Hc 3.18,19).

Pr. Kleber Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário